Dúvidas Acompanhamento Pedagógico
1 – Para aulas ministradas que perderam o prazo para registro, deve ser feita a reposição?
Não. No entanto no sistema, essas aulas serão primeiramente uma Solicitação de Reposição, pois foram registradas fora do prazo. Após a confirmação pela Gestão Escolar, o professor irá preencher o conteúdo e presença dos alunos normalmente. Embora o tipo seja “Solicitação Reposição”, não significa que a aula já ministrada deve ser reposta.
2 – Se a aula não foi ministrada dentro do prazo, o que deve ser feito?
Neste caso o professor registra a Solicitação de Reposição e em seguida a Gestão Escolar pode indicar um dia e horário para reposição. A data e horário serão indicados pela pessoa que está autorizando a reposição justificada, não há validação com o quadro de horário, ou seja, há total flexibilidade para essa reposição.
3 – Não consigo registrar aula, pois informa que não há quadro de horário. O que fazer?
O professor deve entrar em contato com a Gestão Escolar para informar que não está conseguindo registrar aulas. A Gestão Escolar deve cadastrar um quadro de horário ou editar um existente, informando no quadro o componente em que aquele professor está lotado. Sem o componente no quadro, o respectivo professor não conseguirá registrar suas aulas.
4 – Não existe um modelo adequado para o quadro de horário da turma, o que fazer?
A GRE, vinculada à escola, deve entrar em contato com a área de ensino responsável pela Modalidade da turma indicada. Após contato com a área, será analisada a necessidade, apenas se constatada é que será encaminhado o pedido para a UTD pela própria área.
– Ensino Regular: UNEA
– EJA: UEJA
– Ensino profissional: UETEP
5 – Não é possível registrar aula, pois um dos campos de Habilidades ou Objetivos não possui opções.
Entre em contato com nosso suporte para que possamos verificar se ajuste algum ponto de ajuste.
6 – É possível rejeitar uma aula confirmada?
Não. Após confirmada, o fluxo é concluído e não é possível realizar alterações.
7 – Qual o prazo para registro da aula?
O prazo de registro é 7 dias a contar da data e horário, conforme quadro de horários.
8 – Qual o prazo solicitação de reposição?
O professor tem até 30 dias para registrar e repor a aula dentro dos 30 dias. Caso a aula não seja ministrada no prazo, será contada a falta, pois não será possível registrar e realizar a reposição.
9 – A aula foi confirmada com informações erradas, é possível editar após a confirmação?
Não. O professor não consegue mais editar, porém é possível deletá-la e realizar um novo registro.
10 – As aulas registradas pelo professor não são exibidas no menu de Acompanhamento de Aulas. O que fazer?
O menu de Acompanhamento de Aula pode ser utilizado para confirmação das aulas, porém todas as aulas também são exibidas para a Gestão Escolar no mesmo local em que o professor registra a aula. Acesse Lista de Turmas > Turma > Componente Curricular > Registrar Aula
Na aba “Registro de Aulas” estarão aguardando confirmação todas as aulas registradas dentro do prazo, enquanto que na aba “Solicitação de Reposição” estarão todas as aulas registradas fora do prazo. Para validar qualquer uma delas, basta clicar em Ações > Analisar.
Dados de Controle do Conteúdo
Elaborado por: Matheus Silva
Revisado por: Nágila Maria G Nascimento
Data da primeira publicação: 18/03/5025
Última Atualização: 16/05/2025
Versão: 01