Busca Contínua no Fala Gestor – Manual de utilização.

Visão Geral

A Busca Contínua é uma ferramenta disponibilizada no sistema Fala Gestor com o objetivo de identificar, acompanhar e solucionar casos de risco de evasão escolar na rede estadual de ensino.

Este manual apresenta o passo a passo de utilização do módulo, apoiando gestores e pontos focais no monitoramento dos estudantes.

A estratégia está alinhada com as ações e orientações do Ministério da Educação em relação à redução da evasão de alunos no ensino público.


Passo a Passo

Passo 1 – Acessar o menu da Busca Contínua

  • Ao entrar no sistema Fala Gestor, selecione o menu Busca Contínua no painel inicial (Formulários).

  • Clique em “Solucionar” para iniciar a análise e resolução dos alunos em risco de evasão.


Passo 2 – Visualizar opções da Busca Contínua

Na tela inicial da Busca Contínua, são apresentadas duas opções principais:

  1. Alunos em risco de evasão: exibe os estudantes que apresentam risco desconhecido, alto ou altíssimo de evasão.

  2. Alunos a recuperar: exibe os estudantes com matrícula excluída, abandono, desistência ou transferência para outra rede não informada.

Cada opção mostra o quantitativo de alunos por situação. Para avançar na análise, clique em “Detalhar” na opção desejada.


Passo 3 – Analisar os alunos em risco de evasão

Na tela Alunos em risco de evasão, o gestor deve:

  1. Verificar informações de cada aluno nos dois períodos exibidos:

    • Período anterior: situação registrada na semana anterior.

    • Período atual: situação atual do estudante, com frequência e notas registradas.

  2. Selecionar e informar uma ação no menu disponível ao lado do estudante.
    Após realizar a ação necessária para solucionar o risco do Estudante no iSEDUC, registre no Busca Contínua qual a intervenção foi feita de acordo com as opções disponíveis.

  3. Acompanhar os resultados nos períodos seguintes:

    • Caso o estudante seja recuperado, ele passará a constar como solucionado na semana seguinte.

    • Após duas semanas fora do risco, o estudante não aparecerá mais na lista.

  4. Utilizar filtros para facilitar a busca:

  • Etapa de ensino
  • Turma
  • Nome ou RA do aluno
  • Nível de risco

 Critérios e definições

Critérios de risco

  • Risco Desconhecido: quando há dados insuficientes para avaliação, ou Notas registradas < 50%.
    (indica falta de registros de frequência/avaliações que inviabilizam a classificação segura do risco)

  • Risco Alto:

    • CH Presente entre 20% e 85%; ou

    • Notas abaixo entre 50% e 60%.

  • Risco Altíssimo:

    • CH Presente < 20%; ou

    • Notas abaixo > 60%.

Observação: Estudantes beneficiários do programa Pé-de-meia têm o risco elevado em um nível.
Exemplo: CH Presente 80% + 55% de Notas abaixo + Beneficiário do Pé-de-meia = Risco Altíssimo.


Definições e fórmulas

  • CH Registrada = (Número de aulas com registro de chamada ÷ Total de aulas esperadas até a data) × 100
    (percentual de aulas que tiveram registro de chamada feito pelo professor/secretaria)

  • CH Presente = (Número de presenças do estudante ÷ Total de aulas registradas até a data) × 100
    (percentual de presenças do aluno considerando apenas as aulas que tiveram registro de chamada)

  • Notas registradas = (Número de notas lançadas ÷ Total de avaliações esperadas até a data) × 100
    (percentual de avaliações/lançamentos de nota efetivamente registrados no sistema)

  • Notas abaixo = (Número de notas abaixo da média ÷ Total de notas registradas até a data) × 100
    (percentual das notas registradas que estão abaixo da média exigida)


Passo 4 – Analisar os alunos a recuperar

Na tela Alunos a recuperar, o gestor deve:

  1. Verificar informações de cada aluno nos dois períodos exibidos:

    • Período anterior: situação da matrícula na semana anterior e ação registrada.

    • Período atual: situação atual da matrícula.

    • Incentivos: coluna que mostra quantos incentivos do Pé-de-meia o estudante já recebeu no ano.

  2. Selecionar e informar uma ação no menu disponível ao lado do estudante.
    Após realizar a ação necessária para solucionar a situação do Estudante no iSEDUC, registre no Busca Contínua qual a intervenção foi feita de acordo com as opções disponíveis.

  3. Acompanhar os resultados nos períodos seguintes:

    • Caso o estudante seja recuperado, passará a constar como solucionado na listagem da próxima semana.

  4. Utilizar filtros para facilitar a busca:

  • Etapa de ensino
  • Turma
  • Nome ou RA do aluno
  • Nível de risco

 

Passo 05 – Monitorar e acompanhar os estudantes no Busca Contínua

Acesse a Planilha de Monitoramento para acompanhar as situações dos estudantes em Busca Contínua.

Na planilha, acompanhe:

  • O andamento dos casos por escola ou GRE;

  • Os dados consolidados referentes ao acompanhamento;

  • A confirmação das resoluções registradas.

Como utilizar os filtros da planilha:

  1. Acesse o menu Dados.

  2. Clique em Criar visualização com filtro.

  3. Defina os critérios desejados para refinar a visualização (por exemplo, selecionar apenas uma escola ou uma GRE específica).


Orientações Finais

A Busca Contínua é uma ferramenta estratégica para reduzir os índices de evasão escolar. É fundamental que os gestores utilizem o sistema de forma periódica, registrando todas as ações realizadas e garantindo o acompanhamento dos estudantes.


Suporte

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